A 2ª reunião anual da Rede Mineira de Inovação (RMI), promovida nos dias 8 e 9 de agosto, contou com a participação de Manuela de Oliveira Botrel, gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/Ufla). O evento foi realizado Universidade Federal de Uberlândia.
Este ano, os gestores e profissionais da área tiveram como pauta a implementação do edital Cerne, o painel de aceleradoras versus incubadoras e parques tecnológicos e gestão de incubadoras). Além disso, houve a apresentação institucional da Agência Intelecto (transferência de tecnologia e propriedade intelectual) dentre outros.
A gerente da Inbatec, que também representou a Ufla no encontro, destacou a importância das atividades da Rede Mineira de Inovação para o fortalecimento do movimento empreendedor no estado e ressaltou a apresentação de um novo posicionamento preocupado com o ambiente das empresas e o desenvolvimento territorial. Além disso, Manuela menciona, ainda, que “foi uma ótima oportunidade para fortalecer e ampliar as parcerias da incubadora e de nos mantermos informados de todas as atividades da RMI”, conclui.
A próxima reunião da Rede Mineira de Inovação será realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2013 na cidade de Itajubá/MG.
É importante salientar que a Rede Mineira de Inovação visa estimular e apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em Minas Gerais. Atualmente, a RMI possui em seu quadro de associados 24 incubadoras de empresas, dois parques tecnológicos e um centro de pesquisa aplicada sem fins lucrativos, aos quais oferece capacitação por meio de cursos e eventos, sistemas de gestão, treinamentos virtuais e divulgação de informações em rede.