Fechar
Página inicial Destaques Notícias Inbatec é contemplada com Workshop Novas Metodologias

Inbatec é contemplada com Workshop Novas Metodologias

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 07/12/15 15:00 , Atualizado em 21/01/22 16:47 | Acessos: 341

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) participou, juntamente com suas empresas incubadas, do Workshop Novas Metodologias, realizado no período de 30 de novembro a 03 de dezembro. O evento faz parte de uma parceria da Inbatec com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
A Incubadora foi contemplada pelo Sebare com um programa de revitalização, realizado pela Tropos Lab/Instituto Inovação, que está aperfeiçoando seu modelo de incubação. Serão incorporadas práticas e metodologias de desenvolvimento e gestão mais ágeis e dinâmicas, inspiradas no modelo de aceleração de startups.
O programa é dividido em 4 fases (mini diagnóstico dos processos da Incubadora, mini diagnóstico empresas incubadas, workshop “novas metodologias” e incuba_lab experiência vivencial) e teve início no dia 04 de novembro, quando foram realizadas entrevistas com as empresas incubadas e administração da Inbatec com o intuito de verificar o grau de maturidade delas e também suas necessidades. Esse diagnóstico teve o objetivo de avaliar a efetividade do processo de acompanhamento e desenvolvimento da Incubadora. Com base nestas informações, foi construído um mapa do estado atual para as ações de revitalização que estejam alinhadas com a estratégia da Incubadora.
O workshop, que aconteceu na última semana, enfatizou o Business Model Canvas ou “quadro de modelo de negócios”, uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Com os conhecimentos obtidos no workshop foi possível capacitar a equipe de gestão da Incubadora nas técnicas de gestão de desenvolvimento de negócios inovadores, além disso, foi discutido e construído um novo modelo para o Programa de Incubação.
De acordo com a gerente da Inbatec, “percebemos que importante foi a qualidade do desenvolvimento e o quando agregou aos empreendedores da Ceres e Polaris, que se dispuseram a passar estes dias conosco, aprendendo e agregando valor à seus negócios. Nos dias 02 e 03/12 sentamos para rever nossos processos e a metodologia de seleção e incubação, além das estratégicas para sensibilização e prospecção de novos empreendedores e o relacionamento com os graduados. O workshop reafirmou nossos planos, metas e objetivos e possibilitou nos prepararmos melhor para o novo clico de incubação.”
A Inbatec vem crescendo e se consolidando a cada dia, sempre atenta ao cenário atual da Inovação e buscando constantemente melhorias dos seus processos de gestão e de incubação. Tal fato é observado pelo sucesso de suas empresas incubadas e pelo progresso da Incubadora, que, embora seja jovem, já conquistou importantes resultados, como aprovações de projetos em instituições de fomento à pesquisa, geração de renda e empregos (via empresas incubadas), promoção e realização de eventos e capacitações, tanto para os incubados, quanto para a comunidade acadêmica e lavrense, entre outros. A Incubadora está cumprindo seu papel no fomento à inovação e ao empreendedorismo, superando obstáculos e se fortalecendo como um ambiente de inovação para receber o futuro.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA