Página inicial Destaques Notícias UFLA Júnior elabora Planejamento Estratégico da Inbatec

UFLA Júnior elabora Planejamento Estratégico da Inbatec

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 12/03/13 09:17 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 279

A empresa Ufla Júnior Consultoria Administrativa entregou, no mês passado, o Planejamento Estratégico elaborado para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec/UFLA). O documento, financiado pelo Edital 13/2011 da Fapemig de apoio às incubadoras de empresas de base tecnológica, consta de diretrizes para nortear os trabalhos da Inbatec e uma série de ações previstas.

De acordo com a diretora-presidente da UFLA Júnior, Bárbara Alvarenga, o objetivo principal ao elaborar o Planejamento Estratégico foi “fazer com que o processo de incubação seja o mais apropriado possível para preparar as empresas incubadas para o mercado de trabalho”. Para isso, os critérios de avaliação durante a incubação foram adequados a indicadores de referência. Foram realizadas constantes reuniões entre a Ufla Júnior com a direção da Inbatec e as empresas, para conhecimento das demandas e dos pontos fortes.

O Planejamento Estratégico contém uma reafirmação da missão e objetivos da Incubadora e o acréscimo de sua visão e valores; um sistema de controle para as etapas do período de incubação; indicadores definidos para cada ano de incubação, a partir de modelos da Fundação Nacional de Qualidade; proposição de eventos e atividades para sensibilização da comunidade acadêmica e do mercado, a fim de incentivar novos empreendedores; e proposição de um programa de pré-incubação, entre outros itens.

Após a apresentação à diretoria da Inbatec e aprovação, o documento foi apresentado às nove empresas incubadas. O próximo passo, de acordo com o coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, é a validação do Planejamento Estratégico nas hierarquias superiores da Incubadora: Pró-Reitoria de Pesquisa e Reitoria. “As ações previstas serão apresentadas a essas instâncias e sintonizadas com a política de inovação da UFLA e, com o respaldo, o Planejamento Estratégico será implementado”, explica o professor.

Ganho para todos

Para elaborar o Planejamento Estratégico da Inbatec, a Ufla Júnior participou de um processo de seleção e apresentou o melhor projeto. “A empresa mostrou comprometimento, profissionalismo e pontualidade, ao mesmo tempo, a escolha também foi ao encontro da política da Universidade de valorização das empresas juniores e das estruturas internas”, ressaltou o professor Wilson Magela.

Para a Ufla Júnior, o resultado também trouxe ganhos: “Em um projeto com esta dimensão, é notável que ganhamos reconhecimento dentro da Universidade e ampliamos nossa rede de contatos, mas o maior objetivo foi a capacitação dos membros da Ufla Júnior”, considera a diretora-presidente da empresa, Bárbara Alvarenga.