Página inicial Destaques Notícias Equipe Inbatec participa da 3° reunião da RMI em Itajubá

Equipe Inbatec participa da 3° reunião da RMI em Itajubá

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 03/12/13 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 294

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA) esteve presente, nos dias 28 e 29 de novembro, na 3° reunião anual da Rede Mineira de Inovação (RMI). O encontro foi realizado nas instalações do Parque Científico Tecnológico (PCTI) e da Incubadora de Empresas de Itajubá.

No último encontro do ano, os participantes contaram com uma programação diversificada, com dois painéis com temas relevantes para discussão e apresentação de propostas dos grupos temáticos. O primeiro painel “Povoamento dos Parques Científico-Tecnológicos de Minas Gerais: políticas, programas, mecanismos e ações” foi moderado por Renato Nunes, presidente da RMI. O segundo painel “Aceleração de empresas no âmbito das incubadoras de Minas Gerais: proposta e experiências” foi moderado por Lurdinha Silva, Gestora do projeto de incubadoras do SEBRAE Nacional. Além dos painéis, houve vários expositores de relevância no cenário nacional, como: Vicente Gamaramo, Subsecretário de CTI/SECTES, Paulo Kleber, Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da FAPEMIG, Valéria Dias, Gerência de Promoção de Investimentos INDI, Luiz Guimarães, Gerência de Projetos e Inovação BDMG e um representante da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da ALMG, Anízio Vianna, Gerente da Unidade de Tecnologia e Sustentabilidade SEBRAE Minas, Mateus Reis, Diretor de Negócios da empresa Safe Trace e Halley Takano, RMX Tecnologia Ltda/Programa Inovativa Brasil.

No dia 29 os participantes da reunião visitaram a empresa Helibras (única fabricante de helicópteros da América Latina) e realizaram as reuniões dos grupos temáticos que, para Ludmila Aquino, assessora de gestão da Inbatec, “foi a melhor parte, pois nos reunimos e fizemos propostas para a RMI de acordo com nossas necessidades”, destacou a assessora acrescentando ainda que “foi muito ressaltado a questão da implantação de programas de aceleração junto as empresas incubadas, tendo sido escolhidas duas incubadoras para visitarem a principal aceleradora do país e uma incubadora que já possui o sistema de aceleração implantado”.

Para Manuela Botrel, gerente da Inbatec, “a cada reunião o movimento se fortalece  e ainda nos presenteou com uma excelente notícia, da abertura de um novo edital de apoio da Fapemig para incubadoras, previsto para ser lançado ou em dezembro ou no início de janeiro”, mencionou Manuela e completou afirmando que a Fapemig está conseguindo lançar um edital por ano.

A RMI promove anualmente três encontros objetivando a integração do movimento e a definição dos rumos estratégicos para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e empresarial de Minas Gerais. Participam dos encontros diretores, gestores de incubadoras e parques tecnológicos, associados e parceiros da Rede.

Amanda Castro
Assessora de Comunicação Inbatec/Nintec