Página inicial Destaques Notícias UFLA tem novo assessor de Empreendedorismo e Inovação

UFLA tem novo assessor de Empreendedorismo e Inovação

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 29/05/14 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 359

A Universidade Federal de Lavras possui um novo assessor de empreendedorismo e inovação. Trata-se do professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, docente permanente do PPGA/UFLA. A apresentação oficial do novo assessor aconteceu ontem, 28, no auditório da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA.

Gonzaga vem se destacando e chamando a atenção da comunidade acadêmica para a área de inovação, pois além das atividades que exerce como professor, o novo assessor também é o coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), pesquisador líder do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, coordenador de projetos vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café) e ao Polo de Excelência do Café (PEC Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), editor executivo da revista Coffee Science e consultor ad hoc da revista Organizações Rurais & Agroindustriais. Além disso, assumiu recentemente uma cadeira como conselheiro do Inova Café (Agência de Inovação do Café).

Com esta vasta experiência, Gonzaga irá coordenar a Inbatec (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), o Nintec (Núcleo de Inovação Tecnológica) e o Lavrastec (Parque Científico e Tecnológico de Lavras), entre outras funções.

A reunião de apresentação do novo assessor de inovação da UFLA contou com a participação das equipes da Inbatec, Nintec e Lavrastec, além das empresas incubadas e do pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima. “Tratamos com muito critério a escolha desta pessoa, escolhemos alguém que entenda de empreendedorismo e inovação, que entenda o negócio tecnicamente”, mencionou o pró-reitor de pesquisa acrescentando, ainda, que “estamos sempre buscando agregar pessoas que fortaleçam nossa equipe”, completou José Maria.

Luiz Gonzaga foi muito bem recebido pelas equipes que irá coordenar, além dos empreendedores, que demonstraram entusiasmo com a nova coordenação manifestando, na ocasião, disponibilidade para auxiliá-lo no que ele precisar. “Desejamos boas-vindas e o que precisar, pode contar conosco”, ressaltou o empreendedor da empresa Tbit, Igor Chalfoun.

Para Gonzaga, “estou buscando conhecer as empresas incubadas e o que já possuímos e já estou pensando, em termos de UFLA, no que poderemos fazer de agora em diante. Meu objetivo é trabalhar, juntamente com a equipe, para criar um ambiente que possa abrigar mais empresas, gerando empregos e desenvolvimento para Lavras e região”, destacou o novo assessor de Empreendedorismo e Inovação.

A reunião também foi muito importante para a discussão de assuntos estratégicos, assim como o anúncio da abertura de um novo edital para o Programa de Incubação, previsto para ser lançado ainda em 2014, segundo informações do professor José Maria.

Além do professor Luiz Gonzaga, a Incubadora irá ganhar um novo reforço em sua equipe, pois está previsto, para a próxima semana, a chegada de um novo servidor que irá ocupar o cargo de gerente administrativo, dinamizando e ampliando a equipe multidisciplinar da Incubadora.

Amanda Castro
Assessora de Comunicação Inbatec/Nintec