Página inicial Destaques Notícias Alunos de Engenharia de Controle e Automação visitam Incubadora

Alunos de Engenharia de Controle e Automação visitam Incubadora

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 02/12/14 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 303

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras, realizou no último dia 28, sexta-feira, uma visita técnica com os alunos do primeiro período do curso de Engenharia de Automação e Controle. Os discentes foram acompanhados pelo coordenador do curso, professor Daniel Augusto Pereira.

A visita contou com apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), feita por Evelyn Albuquerque, Gestora de Ciência e Tecnologia, despertando o interesse dos alunos sobre depósito de patentes, registros de marcas e softwares. A apresentação da Incubadora, realizada por sua Gerente Operacional / Administrava, Raphaela Ribeiro, trouxe não apenas seu histórico e suas funcionalidades, mas também os caminhos para se incubar uma empresa. Na sequência, Ludmila Aquino, Gestora de Inovação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), mostrou o andamento das obras do Parque, bem como a importância deste para a cidade e região. Além deles, os visitantes também contaram com a participação da empresa incubada Tbit, representada por Fabiano Vilela da Silva, desenvolvedor web, que contou um pouco da história da empresa e, encerrando a visita, mostrando um dos produtos desenvolvidos pela empresa incubada.

De acordo com a gerente da Incubadora, Raphaela Ribeiro, “os alunos se mostraram muito interessados, apesar de tímidos. Mas isso é normal, não apenas por este ser, provavelmente, o primeiro contato com o tema Inovação e Empreendedorismo, mas também por serem ainda muito jovens na instituição. Contudo, este primeiro contato é primordial para que não apenas se desperte o interesse pelo tema como também o fortaleça com o tempo”.

É importante salientar que uma das propostas da Inbatec é promover uma cultura de Empreendedorismo e Inovação no Campus. Desta maneira, receber os alunos no ambiente onde isto tudo acontece na prática é muito importante. Esta visita teve um caráter ainda mais especial, por receber alunos recém-chegados à Universidade. “É fundamental que ações como estas se repitam, para estimularmos os discentes a seguirem por este caminho quando do seu ingresso na Instituição, e não somente quando já estão prestes a sair”, mencionou Raphaela.

A proposta é que estas visitam sejam recorrentes, estando a Incubadora aberta para receber alunos de quaisquer turmas. Para o próximo ano, já estão sendo articuladas parcerias com escolas de ensino fundamental para fomentar estes conceitos importantes mesmo antes da vida universitária.

Amanda Castro
Assessora de Comunicação • Inbatec/Nintec/Lavrastec