Fechar
Página inicial Destaques Notícias Empresa da Inbatec aprova projeto no CNPq

Empresa da Inbatec aprova projeto no CNPq

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 08/01/15 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 328

Comprovando sua competência técnica, a Mitah Technologies, empresa incubada na Inbatec/UFLA aprovou o projeto Leva Eu na Chamada Pública Nº 54/2013 MCTI/SETEC/CNPq – RHAE Pesquisador na Empresa – FAIXA B, divulgado no dia 29 de dezembro de 2014.

Este edital tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas privadas. Neste sentido, os recursos aprovados para a Mitah destinam-se exclusivamente ao pagamento de pesquisadores, mestres e doutores, que estarão envolvidos no desenvolvimento da plataforma de Big Data e do núcleo de otimização do sistema Leva Eu.

Segundo Ricardo Victorio, sócio da empresa, todos os dias milhões de pessoas sofrem com o trânsito nos grandes centros urbanos em todo o mundo. Apenas no Brasil são mais de 90 milhões de pessoas que residem em cidades com população superior a 500 mil habitantes. Estas pessoas gastam em média 2,5 horas/dia no trânsito, segundo dados da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) e UITP (Associação Internacional do Transporte Público). As consequencias não se limitam ao tempo perdido e envolvem ainda o aumento do nível de stress e de doenças relacionadas ao trânsito, causando a perda de produtividade e prejuízos bilionários às empresas.  Pensando nisso, a Mitah desenvolveu o software Leva Eu, com o propósito de oferecer uma alternativa de transporte mais confortável, econômica e sustentável a pessoas que hoje usam o automóvel para ir ao trabalho em grandes centros urbanos.

O Leva Eu provê transporte coletivo privado de forma simples e conveniente a pessoas e também a empresas interessadas em oferecer este benefício a seus funcionários, melhorando a qualidade de vida e produtividade dos mesmos. “Nossa plataforma tecnológica é uma solução de Big Data que combina a capacidade de manipular grandes volumes de dados sobre trânsito e movimentação de pessoas com algoritmos de roteamento dinâmico, de modo a encontrar as melhores rotas (minimizando a distância percorrida e o número de paradas e maximizando o número de passageiros atendidos) a partir da análise e combinação de demandas, sempre à luz de restrições regulatórias”, destaca Ricardo. Como consequência o Leva Eu aumenta a eficiência da frota, reduzindo custos e a necessidade de investimento em novos veículos, abrindo espaço para a redução do preço do serviço.

A Mitah Technologies

A Mitah Technologies, incubada na Incubadora de empresas de Base Tecnológica da UFLA, é uma empresa de Tecnologia da Informação centrada na inovação tecnológica e no desenvolvimento de soluções efetivas a partir da integração e aplicação de saberes científicos, tecnológicos e corporativos.

Amanda Castro
Jornalista
Inovação e Empreendedorismo/UFLA
comunicacao@inbatec.ufla.br