Fechar
Página inicial Destaques Notícias Empresa incubada na Inbatec lança produto inovador no Reatech 2015

Empresa incubada na Inbatec lança produto inovador no Reatech 2015

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 10/04/15 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 334

A Polaris Soluções Web, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA – Inbatec, lançou no último dia 09, na 14ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) o AudioWeb, software voltado para usuários com deficiência visual.

O software, que possui plataforma web para a audiodescrição de material digitalizado,  almeja tornar a web mais acessível através da exposição de materiais digitalizados de forma falada. Assim, o AudioWeb fala para o usuário o conteúdo digital, tais como textos, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, símbolos e expressões matemáticas de forma interativa e amigável.

O produto é uma realização da empresa Polaris e do Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva (Alcance) e conta com o apoio e parceria da agência de pesquisa CNPq, do núcleo de acessibilidade da UFLA (Naufla), do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais de Lavras (CENAV), além da própria UFLA, através do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

O AudioWeb é composto de 3 partes: módulo AudioImagem, que prepara figuras para serem navegadas, interagidas e ouvidas;  módulo AudioFórmula, que prepara expressões matemáticas para serem ouvidas corretamente e módulo AudioAula, que prepara aulas com textos, imagens e fórmulas matemáticas para serem navegadas, interagidas e ouvidas, de maneira ágil, fácil e amigável.

Os interessados que tenham interesse em utilizar o produto, podem se cadastrar e utilizá-lo, por meio do link  http://aw.polarisweb.com.br/

Amanda Castro
Jornalista
Inovação e Empreendedorismo/UFLA
comunicacao@inbatec.ufla.br