Página inicial Destaques Notícias Desenvolvimento e inovação: a atual Inbatec

Desenvolvimento e inovação: a atual Inbatec

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 21/06/18 12:00 , Atualizado em 21/01/22 16:45 | Acessos: 334

Em abril de 2018 o professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, atuante nas áreas de empreendedorismo, estratégia e marketing, assumiu a coordenadoria da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec. Houve desde então algumas reestruturações, aprimoramentos e inovações quanto ao planejamento estratégico e objetivos da Incubadora.

A primeira ação realizada pela nova coordenação, foi o agendamento de reuniões individuais com as oito empresas incubadas do II Ciclo que teve início em 2017. Por meio desse primeiro contato, o coordenador pôde entender o momento vivido por cada empreendedor e traçar objetivos de parcerias e capacitações mais alinhadas com as demandas apresentadas.

Um dos objetivos deste novo contexto é dar início ao Curso de Formação Empreendedora que tem como propósito trabalhar etapas de validação de uma Startup, ou seja, auxiliar os empreendedores na fase de ideação. Toda comunidade universitária, bem como a comunidade externa a ela que têm interesse em empreender, poderá participar. O Curso está sendo estruturado em parceria com o Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP).

Outros objetivos que também compõem o novo planejamento são a divulgação de uma nova chamada do edital de fluxo contínuo para Incubação, no segundo semestre de 2018, com início da incubação prevista para fevereiro de 2019 e a finalização do formato jurídico do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras: o Lavrastec.

A atual coordenadoria da Inbatec concretizou a integração do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP) à Incubadora, possibilitando o desenvolvimento dos projetos e atividades do núcleo no espaço físico da Inbatec , além da realização de capacitações e projetos de forma conjunta às empresas incubadas, aproximando os alunos da realidade vivenciada pelos empreendedores.

A Incubadora de Empresas conta com uma equipe nova, engajada e envolvida com o renovado planejamento estratégico. Esta é composta pela servidora Flávia F. S.Mendonça Parreira, e o estagiário Hugo Martins, responsáveis pela gestão administrativa. Além destes, três membros bolsistas do programa “Empreende UFLA” estão realizando o mapeamento de inovação e tecnologia da universidade e a assessoria de imprensa da Inbatec, sendo Ana Carolina Portela, Giovana Souza e Laura Fialho. A equipe conta ainda com a bolsista em gestão de ciência e tecnologia – Fapemig, Tayfane Priscilla Guimarães Coimbra.