O primeiro Café Tecnológico de 2018, foi realizado dia 14/08, terça-feira, marcando a abertura do Curso de Formação Empreendedora, sediado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec/UFLA). O objetivo do Curso é capacitar e preparar atuais e novos empreendedores para promover o desenvolvimento de negócios baseados em novas tecnologias no âmbito da UFLA e da região do Vale dos Ipês (Lavras-MG).
O evento contou com mais de 70 pessoas, dentre eles convidados, parceiros, docentes e pessoas que participarão do Curso. Os presentes conheceram a estrutura da incubadora e tiveram uma apresentação dos conteúdos a serem abordados nos 4 módulos, palestrantes que ministrarão, cronograma geral e demais informações a respeito do Curso de Formação Empreendedora, que terá a duração de quatro meses, com término previsto para o dia 11 de dezembro. O curso trabalhará desde o desenvolvimento do perfil do empreendedor até a parte de formação da empresa.
Segundo o coordenador Inbatec e Lavrastec, professor Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, a expectativa para o curso é alta: “A meta de inscritos, que era de 40 participantes, foi atingida. O perfil dos inscritos é bem bacana, e, por ser um curso bem completo, pode ajudar qualquer tipo de pessoa que queira começar a montar um novo negócio”.
Para o Pró Reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, o curso de empreendedorismo faz parte do compromisso da Universidade com a sociedade. “Nós esperamos que este curso torne uma tradição, um hábito. Esperamos poder oferecer este curso regulamente pelo menos uma vez por ano. A ideia é capacitar as pessoas da cidade e da região a se tornarem empreendedoras e capazes de transformar seus sonhos, suas ideias, em uma realidade lucrativa e sustentável.”
A ideia do Curso de Formação de Empreendedores fez tanto sucesso que existe a possibilidade de novas turmas serem abertas, fazendo com que a incubadora vire um centro de treinamento.
Da abertura do evento participaram o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate ; o coordenador Inbatec e Lavrastec, professor Paulo Henrique ; o diretor da Fundação de Desenvolvimento Cientifico e Cultural (Fundecc), professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas; o diretor Técnico e Cientifico da Fundecc, Vinicius de Souza Cantarelli; o representante da Prefeitura Municipal de Lavras – Setor Sala do Empreendedor – a servidora Beatriz Angélico de Mendonça; a representante do Sebrae, Glaucya Jerusa Souto Vale; o diretor da Inova Café, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior e o coordenador do Nintec, professor Fellipe Guerra David Reis.