Página inicial Destaques Notícias Prefeito de Lavras e Assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA visitam obras no Lavrastec

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 21/10/15 15:00 , Atualizado em 21/01/22 16:45 | Acessos: 349

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), recebeu a visita do prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, no último dia 16, sexta-feira. A visita foi acompanhada pelo professor e assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, e teve por objetivo acompanhar o andamento das obras na Parque.

Durante a visita, o prefeito e o anfitrião visitaram, além das obras do Parque, a Inovacafé (Agência de Inovação do Café) e a Inbatec/UFLA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), que também abriga hoje a sede administrativa do Lavrastec, além do Nintec (Núcleo de Inovação Tecnológica).

Segundo o assessor, a visita do prefeito foi “muito boa, o prefeito visitou todas as instalações do Lavrastec, fez diversas perguntas sobre as empresas que irão participar do Parque, sobre as estruturas e a parte de apoio a ser oferecido a elas”.

Luiz Gonzaga ressaltou, ainda, que acredita que “o Parque será o grande diferencial da inserção da Universidade no mercado, ele que vai criar essa interface, será o catalizador da curltura empreendedora na Universidade. O fato de abrigar empresas grandes, com alto grau de inovação, vinculandas à Universiade, dará uma dinâmica diferenciada para a criação da cultura e do ecossistema inovador e empreendedor e, concomitante, isso irá ampliar a renda da sociedade e melhorar o nível de emprego da comunidade”, destacou.

É importante mencionar que o Parque tem por objetivo impulsionar a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica, além de propiciar a geração de oportunidades ao município de Lavras e região. Desta forma, almeja atrair empresas que invistam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de produtos, serviços e processos inovadores voltados para Agronegócio nas áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Tecnologia e Gestão Ambiental e Engenharias.

Histórico

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras surgiu no ano de 2005 através do programa de Implantação de Parques Tecnológicos do Governo de Minas Gerais. O projeto resultou em uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura Municipal de Lavras e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES – MG). Com as obras em andamento, o parque tem conclusão prevista para o ano de 2016. A estrutura deverá atrair empresas âncoras para a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento, além de abrigar as empresas já em processo de incubação, empresas juniores articuladas na Universidade e outras, que se qualifiquem no processo para implantação no Parque.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA