Fechar
Página inicial Destaques Notícias Empresa incubada na Inbatec é uma das 15 selecionadas do Pitch Gov SP

Empresa incubada na Inbatec é uma das 15 selecionadas do Pitch Gov SP

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 19/11/15 10:00 , Atualizado em 21/01/22 16:47 | Acessos: 352

A Mitah Tecnologies, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base (Inbatec), participou, no último dia 17, em São Paulo, da primeira edição do Pitch Gov SP. O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, de grandes empreendedores do país, de potenciais investidores e demais pessoas envolvidas nesse ecossistema de inovação e buscou atrair iniciativas inovadoras para solução dos desafios da administração pública. Foram 15 empresas nascentes a apresentarem suas propostas, das mais de 300 que se inscreveram.

A Mitah apresentou o Leva Eu, software que oferece uma alternativa de transporte mais confortável, econômica e sustentável a pessoas que hoje usam o automóvel para ir ao trabalho em grandes centros urbanos. O Leva Eu é uma solução de gestão de demanda de viagens que auxilia instituições a otimizar a infraestrutura de transporte disponível para atendimento às demandas de viagens eventuais e pendulares, que são aquelas que as pessoas fazem diariamente de casa para o trabalho ou escola.

A plataforma tecnológica do Leva Eu combina a capacidade de manipular grandes volumes de dados sobre vias, trânsito e movimentação de pessoas (origem e destino dos usuários) com algoritmos de roteamento dinâmico, de modo a encontrar as melhores rotas, minimizando a distância percorrida, o número de paradas, o tempo de viagem e maximizando o número de passageiros atendidos, além da ocupação dos veículos. Como consequência o Leva Eu aumenta a eficiência da frota, abrindo espaço para a redução do número de veículos utilizados e consequente redução de custos e das emissões de gases do efeito estufa (GEE), além de contribuir para o aumento da qualidade do serviço, por meio da redução dos tempos de viagem e da distância percorrida a pé pelos usuários até/a partir do ponto de embarque/desembarque.

Já os alunos da rede estadual de ensino experimentarão uma sensível melhora na experiência de uso do serviço ao terem acesso, por meio do aplicativo móvel do Leva Eu, a recursos como a localização do seu veículo, troca de mensagens com o motorista, além de poderem avaliar a qualidade do serviço e registrar eventuais incidentes. Já os pais poderão rastrear o veículo de seus filhos, sendo informados quando são entregues em seu destino.

Ricardo Vistorio, sócio da empresa, afirma que todos os dias milhões de pessoas sofrem com o trânsito nos grandes centros urbanos em todo o mundo. Apenas no Brasil são mais de 90 milhões de pessoas que residem em cidades com população superior a 500 mil habitantes. Estas pessoas gastam em média 2,5 horas/dia no trânsito, segundo dados da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) e UITP (Associação Internacional do Transporte Público). As consequencias não se limitam ao tempo perdido e envolvem ainda o aumento do nível de stress e de doenças relacionadas ao trânsito, causando a perda de produtividade e prejuízos bilionários às empresas.  “Acreditamos que o fato de termos feito parte das 15 startups selecionadas no concurso Pitch Gov SP nos dará bastante visibilidade. Contudo, o mais importante será a implementação do Leva Eu na secretaria de educação do Estado de São Paulo, que certamente abrirá diversas portas, tanto no que se refere ao acesso a grandes clientes, por se tratar de um importante atestado de competência e qualificação para lidar com problemas desse porte, como também ao acesso a investimento”, mencionou o empreendedor.

As soluções foram apresentadas no Pitch Gov SP para cada uma das áreas houve uma banca de especialistas que comentou cada uma das apresentações, em um momento único de lapidação das propostas. O objetivo não foi definir um vencedor e sim avaliar a solução e sua viabilidade de implementação no setor público. Em até dez dias após o evento, as comissões de análise de cada uma das áreas enviará um relatório para as Secretarias com as sugestões de startups para formalização de um convênio. Os secretários das pastas terão 30 dias para convocar as startups para a fase de testes.

A Mitah Technologies

A Mitah Technologies, incubada na Inbatec, é uma empresa de Tecnologia da Informação centrada na inovação tecnológica e no desenvolvimento de soluções efetivas a partir da integração e aplicação de saberes científicos, tecnológicos e corporativos.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA