Entre os dias 7 e 11 de dezembro realizou-se o III Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Infraestrutura Viária — CIBIV, organizado pela startup Environment, incubada INBATEC/UFLA, em parceria com o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE).
O primeiro CIBIV ocorreu em 2016, em conjunto com o Road Ecology Brazil 2016 (IV REB) e contou com pesquisadores da Argentina, Colômbia, Costa Rica e Uruguai. Sua segunda edição foi realizada em 2019 na Colômbia, na cidade de Medellín, sediada pelo Instituto Tecnológico Metropolitano e organizada pela Red Colombiana de Seguimiento de Fauna Atropellada (RECOSFA).
Em 2020 o CIBIV reinventou-se em novo formato, desta vez online. A presença de participantes de vários segmentos — órgãos governamentais, empresas de consultorias, concessionárias de rodovias, pesquisadores e agentes de proteção da biodiversidade— foi marcante nessa edição.
"O evento foi simplesmente incrível. Superou todas as expectativas. Um grande diferencial foi a mescla de segmentos da sociedade. Priorizamos muito a questão governamental, empresarial, e, obviamente, a questão ambiental. Foi simplesmente perfeito. Deu muito trabalho, mas foi excelente", comenta o professor Alex Bager, sócio da Environment.
O congresso contou com participantes de 18 países, entre 1250 inscritos e 55 palestrantes. Foram contabilizadas 71 horas de palestras e entrevistas disponibilizadas.