Página inicial Destaques Notícias Geração de valores será prioridade para nova gestão do NINTEC/UFLA

Geração de valores será prioridade para nova gestão do NINTEC/UFLA

Escrito por comunicacao.inbatec | Publicado em 21/12/20 15:30 , Atualizado em 21/01/22 16:47 | Acessos: 403

marcio lara 2

Em 1º de dezembro, Márcio Lara (foto), professor do Departamento de Zootecnia (DZO), tomou posse da diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (NINTEC). A ligação do novo diretor com o NINTEC provém do trabalho que este desenvolve na Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC), onde é diretor científico e coordenador da Galax, escritório de negócios da FUNDECC.

Segundo Lara, já havia uma grande interação entre as instâncias, pois ambas tratam de projetos de inovação. “Eu já conhecia toda a equipe do NINTEC e a capacidade de cada um. Assim, a transição não foi abrupta, fui muito bem recebido e já estamos trabalhando muito bem juntos “, explica.

Na função de diretor do (NINTEC) de julho a novembro de 2020, o professor Cléber Castro se dedicará às atividades relacionadas à Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Comissão de Ética e demais atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

O professor Cleber considera que os principais desafios enfrentados durante sua gestão foram adequar o NINTEC às suas novas atribuições após a aprovação da nova estrutura organizacional da UFLA, que tornou o NINTEC uma diretoria ligada diretamente à reitoria, assim como passar ser o responsável pela coordenação do Parque Tecnológico da UFLA e da Incubadora de Base Tecnológica (INBATEC). Ele assinala que durante seu período como diretor, além do crescimento do registro de propriedade intelectual, especialmente patentes e programas de computador, houve uma busca significativamente maior pelos processos de licenciamento, cessão e transferência de tecnologias.

“Devo destacar também o importantíssimo papel dos pesquisadores que têm cada vez mais buscado o NINTEC para realizar parcerias com empresas para financiar seus projetos de pesquisa, desenvolver novas tecnologias, transferir know how e gerar negócios inovadores, o que tem beneficiado em muito a UFLA. Ter feito parte da equipe altamente comprometida e competente que colaborou com este movimento foi incrível!”, declara Castro.

Após ser empossado no início do mês, Márcio Lara apresentou algumas prioridades da nova gestão: “Prioritariamente temos que instaurar processos mais eficientes, promover a mudança para o pensar empreendedor de professores e estudantes e projetar o futuro da inovação e empreendedorismo na UFLA, levando nossa Universidade ao patamar de Universidade inovadora, geradora de recursos humanos preparados para o mercado. Acredito que são muitos passos e metas, mas se eu pudesse resumir em uma frase o objetivo da minha gestão no NINTEC seria ‘geração de valores’. Esse conceito significa criar uma mentalidade empreendedora e de inovação no âmbito de ensino, pesquisa e extensão”, aponta o novo diretor.