Fechar
Página inicial Destaques Notícias Startups apresentam ideias de negócios e tecnologias para o setor cafeeiro no Demoday Avança Café 2.0

Escrito por comunicacao.inbatec | Publicado em 22/12/20 14:41 , Atualizado em 21/01/22 16:47 | Acessos: 436

coffee2 810x524

Nove startups que desenvolvem soluções para a cafeicultura participaram do Demoday do Avança Café, na última quinta-feira, 17 de dezembro, em conclusão da segunda edição do programa de pré-aceleração de startups para a cadeia produtiva do café.

Em formato totalmente online, com transmissão pelo YouTube, o evento destinou-se a premiar os negócios que mais se desenvolveram ao longo das 12 de semanas de aceleração, participando de atividades de desenvolvimento realizadas pelo InovaHub, o hub de startups da Ufla, e pelo tecnoPARQ, o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa.

O Avança Café é idealizado e financiado pela Embrapa Café e pelo Consórcio Pesquisa Café. Além disso, a segunda edição contou com apoio da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), do Sistema OCB e do INCT Café.

“Os empreendedores tiveram acesso à cadeia produtiva do café através de mentorias, palestras e workshops realizados por diversos por atores, como por exemplo, agentes do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e outros atores. Também, a todo momento, era estimulado o contato das startups com os seus possíveis clientes para validação de dor de mercado e aplicação de MVP (Mínimo Produto Viável)”, explica Rennan Campos, coordenador do InovaHub/Ufla e agente de aceleração do Avança Café.

Participaram as startups: Agrônomo Digital, AgroSpectra, AgroVoice, Amachains, Biw4agro, Café38, Coffee Trip, QuallCafé e Rotas do Café. Após os pitches (discursos de venda) apresentados ao público, uma banca de avaliação reuniu-se para decidir quais startups receberiam a premiação, distribuída conforme a classificação:

- 1º lugar - R$10.000,00 (dez mil reais);

- 2º lugar - R$7.000,00 (sete mil reais);

- 3º lugar - R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Após avaliarem critérios como discurso e histórico de participação das startups, os vencedores foram:

- 1° lugar - AgroSpectra

- 2° lugar - Amachains

- 3° lugar - Biw4agro

- Melhor Mentor: Patrícia Macedo (BH)

- Empreendedor Sangue nos "Zóio": Henrique Trindade (Agrônomo Digital)

- Startup Queridinha do Público: QuallCafé

"Na minha opinião, o Avança Café cumpriu o seu papel mais uma vez, formando empreendedores e novos negócios com grande potencial de impactar a cadeia produtiva do café. O Demoday foi a coroação de todo o programa, em sua segunda edição, mostrando para o ecossistema as mais novas startups, tecnologias e soluções para a cafeicultura", finaliza Campos.

O InovaHub

O InovaHub é um espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups onde empreendedores, curiosos, estudantes, pesquisadores, empresários, investidores e startups de diferentes cidades e instituições, em diferentes níveis de desenvolvimento, têm um ambiente fértil em aprendizado, além de conexões e mentorias para construir uma trajetória de crescimento e sucesso.

A iniciativa promove a junção entre comunidade acadêmica, mercado, empresas e esferas governamentais, apoiando o surgimento de novos negócios que contribuirão, efetivamente, com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico de Lavras e região.

O tecnoPARQ

O tecnoPARQ, Parque Tecnológico de Viçosa, é um ambiente de inovação diferenciado, tanto no que diz respeito ao seu funcionamento e estrutura, quanto no que tange aos produtos, serviços e benefícios oferecidos para a comunidade empresarial, acadêmica e a sociedade em geral.

Instituições e empresas de base tecnológica, cuja competitividade esteja relacionada ao uso intensivo de conhecimento científico e tecnológico podem usufruir das vantagens de estar em um ambiente privilegiado de empreendedorismo e inovação.