Página inicial Destaques Notícias Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 25/09/18 14:00 , Atualizado em 21/01/22 16:45 | Acessos: 337

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Michael Jordan

Para seguir o caminho do sucesso profissional, os empreendedores devem buscar mecanismos que os auxiliem nessa empreitada. É essencial a escolha de uma equipe capacitada e empenhada em desenvolver novas habilidades, aprender sempre mais e buscar qualidade máxima em tudo que faz.

Estamos habituados em traçar metas, a fim de obter os melhores resultados e alcançar o objetivo estabelecido no planejamento da empresa. Diante dessa conjuntura percebe-se que uma organização só é capaz de atingir seus objetivos e alcançar resultados otimizados, a partir do nascimento de uma cultura organizacional, algo que leva bastante tempo. É preciso que os erros cometidos durante a gestão sejam corrigidos e as pessoas envolvidas no empreendimento tenham consciência de que é preciso realizar mudanças para voltar a trilhar o caminho certo. Neste primeiro passo é importante que a entidade dialogue com seus colaboradores, no intuito de vislumbrarem uma saída em conjunto, sendo necessário que haja uma boa liderança para perseguir esse objetivo.

A dinâmica organizacional se faz com pessoas estrategicamente alocadas em setores corretos da empresa. A função da área de Gestão de Pessoas é buscar profissionais no perfil que atenda às demandas organizacionais naquele determinado período de tempo. E para consolidar a cultura empresarial é necessário que as pessoas envolvidas com a empresa saiam da zona de conforto e assumam compromissos maiores, sem medo de errar, pois o erro faz parte do caminho de sucesso, desde que sirva como aprendizado.

Com objetivos bem delimitados e focados no processo para obtenção de bons resultados, os empreendedores precisam compreender o negócio e aonde desejam chegar, a fim de fortalecer os recrutamentos e a partir dessa análise selecionar os melhores profissionais que irão contribuir para o desenvolvimento das políticas da empresa. Pode-se dizer que são aquelas pessoas que vestem a camisa da empresa e tais profissionais fazem o possível e, às vezes o impossível, para atender as metas da organização. O contrário também é verdade, quando há escolhas equivocadas de profissionais para trabalhar em determinada área, pode-se perceber vários conflitos e comportamentos que prejudicam o clima organizacional e trazem problemas para toda equipe. A consequência mais provável que ocorrerá será a perda de tempo, a não execução dos projetos de maneira adequada e um desgaste de recursos muito grande. Quem não se sente parte da empresa precisa ser desligado, sem nenhum apego afetivo, como vai lembrar Peter Drucker.

A organização quando escolhe sua missão, valores e visão, não o faz despretensiosamente, mas há uma razão de ser e agir conforme os princípios estabelecidos, pois acredita que seu produto ou serviço irá transformar a vida e o trabalho de seus clientes. Então é preciso que as pessoas da equipe conheçam o território que estão entrando e contribuam para desempenhar ao máximo suas funções e fazer com que a empresa se destaque pelo que acredita.

Portanto, a questão de cultura organizacional é mais uma forma de se adequar ao empreendimento e traduzir em seu ambiente, valores primordiais de cooperação, aprendizado e comprometimento com os objetivos estabelecidos no planejamento.