Página inicial Destaques Notícias Confira a entrevista com a profª. professora Daniela Meirelles Andrade, coordenadora do Centro de Inovação UFLA

Escrito por comunicacao.inbatec | Publicado em 24/02/22 15:26 , Atualizado em 27/09/22 17:41 | Acessos: 348

Ao longo dos últimos anos, Lavras vem se consolidando como uma região geradora de novos empreendimentos de base tecnológica e startups. São iniciativas com potencial para transformar a região através de uma visão colaborativa, por meio da geração de empregos e do fomento da inovação tecnológica.

A chegada da professora Daniela Meirelles Andrade à Coordenadoria do Centro de Inovação UFLA — do qual a INBATEC faz parte, abrigando empresas nas áreas de agronegócio, biotecnologia, gestão ambiental, e tecnologia de informação — é uma adição importante para o Ecossistema empreendedor do Vale dos Ipês.

Ela é professora do Departamento de Administração e Economia (DAE), Daniela possui doutorado em Administração pela UFLA, coordena projetos de pesquisa e extensão voltados para o empreendedorismo e atua no mestrado profissional em Administração Pública e no mestrado e doutorado em Administração com disciplinas que discutem o empreendedorismo.

Confira a entrevista com nova coordenadora, que foi empossada em 25 de janeiro de 2022.

- Quais são seus objetivos pessoais e/ou profissionais para sua nova função?

Eu acredito que a coordenação do centro de inovação UFLA, juntamente com a INBATEC e com o Parque Tecnológico, estão alinhados aos meus objetivos profissionais enquanto pesquisadora da UFLA. Coordeno desde 2016 o NIESP (Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Setor Público) e desde 2015 o projeto Empreendedorismo na Escola. Ambos têm como propósito fomentar o empreendedorismo, mas mais diversas perspectivas. Além disso, oriento na pós-graduação projetos e leciono componentes curriculares relacionados ao empreendedorismo, tanto no mestrado profissional em administração pública quanto no mestrado e doutorado acadêmico. Além de projeto de pesquisa financiados neste campo do conhecimento.

Então, creio que os meus objetivos profissionais enquanto docente, estão alinhados ao cargo para o qual fui designada e ambos correspondem ao que é necessário ser desenvolvido no Centro de Inovação da UFLA, onde está inserido ações da INBATEC e do Parque Tecnológico LavrasTec.

- Quais são as expectativas para o cenário empreendedor lavrense?

Acredito que precisamos fomentar o empreendedorismo e a inovação não só entre os microempresários da cidade de Lavras, mas também dentro da própria Universidade. Precisamos gerar ações que vão estimular entre os nossos estudantes o desenvolvimento de ações empreendedoras, não só no campo tecnológico, mas no campo social, público e sustentável. Temos vários pilares para fomentar o empreendedorismo, não só na Universidade como fora dela também, ou seja, é estimular e aguçar todo o ecossistema de Lavras.

- Como acredita que a INBATEC e o Centro de Inovação UFLA podem contribuir?

Nós, enquanto Universidade e Centro de Inovação, podemos contribuir de maneira direta por meio da formação de potenciais empreendedores. Podemos fazer isso de várias maneiras: aguçar o empreendedorismo entre alunos e alunas da UFLA por meio de várias práticas e aceleração e pré aceleração; fortalecer o processo de incubação das empresas incubadas; criar ações para empresas residentes; além de, capacitar gestores para empreenderem em diferentes contextos; desenvolver cursos para capacitar empreendedores mirins, pensando em uma formação tecnológica, para aluno do ensino fundamental e médio

Fomentar o empreendedorismo entre os nossos alunos e alunas, dos mais diferentes cursos é uma ação que poderá ativar todo o sistema do ecossistema de Lavras. Acredito que essa ação possibilitará desenvolvermos sujeitos ativo, os quais poderão sair da universidade com possibilidades reais de empregabilidade, que é a capacidade de adaptação às mudanças impostas pelo ambiente. Essa ação poderá culminar na geração de vários tipos de startups e empresas. Isso pode ser fomentado por meio de várias iniciativas, entre elas o hackathons.

O Centro de Inovação UFLA pode contribuir para o ecossistema de Lavras por meio do processo de formação empreendedora, prospectando e capacitando tanto os estudantes quanto a comunidade no que diz respeito às práticas inovadoras. A INBATEC poderá auxiliar e apoiar startups para tornarem empresas bem desenvolvidas repercutindo no desenvolvimento local e regional.

- Quais serão as prioridades de sua gestão?

Acompanhar de perto as ações de planejamento, execução e monitoramento de todas as atividades que envolve o centro de inovação UFLA.

Criar estratégias para prospectar à formação empreendedora, a fim de fomentar à criação de startups considerando todo o ecossistema.

Estabelecer e articular ações conectadas com o ecossistema de Lavras.

Lançar novos editais de incubação e de empresas residentes.

Operacionalizar o funcionamento do Parque Tecnológico para que ele realmente se concretize.

Gosto de boas ideias e elas são sempre muito bem-vindas! Trabalhar articulada com o ecossistema é um ponto muito importante para isso é necessário contar com a colaboração de toda a equipe e envolvidos no mesmo. Por fim, é prioridade de minha gestão trabalharmos em rede, mapear as práticas que já são feitas na UFLA e nas diferentes faculdades pelos diferentes atores do ecossistema. Mapear o que já vem sendo feito na cidade e na região, e fazer com que isso perpetue. Fazer com que isso de fato aconteça para gerar uma diferença no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo.