Página inicial Destaques Notícias Inbatec/UFLA se associa à Rede Mineira de Inovação (RMI)

Inbatec/UFLA se associa à Rede Mineira de Inovação (RMI)

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 02/09/11 11:06 , Atualizado em 21/01/22 16:49 | Acessos: 319

Mais um passo dado à construção de uma cultura de inovação na Universidade. Durante a III Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação (RMI), realizada na Universidade Federal de Ouro Preto, nos dias 29 e 30, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA) passou a fazer parte da entidade, buscando fortalecer o movimento dos empreendimentos inovadores em todo o Estado de Minas Gerais. Em âmbito federal, a Inbatec também participa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Informação, compartilhamento e capacitação. Para o coordenador da Inbatec/UFLA, professor Wilson Magela, participar da RMI dará à Inbatec a oportunidade de desfrutar dos benefícios de uma rede criada para incentivar o empreendedorismo nas academias e amparar empresas nascentes. “Era o que faltava para que a Inbatec pudesse participar do ambiente de empreendedorismo e inovação”, reforça.

Do ponto de vista da capacitação e fomento, a RMI tem entre seus parceiros o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Além disso, facilitará o treinamento nas áreas de inovação e empreendedorismo, certificado pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) – que confere às incubadoras nacionais uma reconhecida certificação pela Anprotec.

O encontro reuniu cerca de 40 gestores de incubadoras de base tecnológica e coordenadores de projetos da região, além de representantes do governo e de entidades de Ciência e Tecnologia.

Representando a UFLA, participaram do evento o coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela e a assessora de gestão da Inbatec, Manuela de Oliveira Botrel, que destacaram a associação à RMI como uma grande conquista para a Universidade.