Página inicial Destaques Notícias Empresas da Inbatec e UFLA celebram acordo

Empresas da Inbatec e UFLA celebram acordo

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado em 23/03/12 11:17 , Atualizado em 21/01/22 16:48 | Acessos: 340

A manhã da sexta-feira (16) foi de celebração na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec). Representantes das empresas incubadas assinaram os contratos de compartilhamento da estrutura da UFLA, em solenidade no anfiteatro da Inbatec.

Participam da assinatura o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas; o coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves; o vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo; e os empreendedores das nove empresas incubadas.

O objetivo do acordo de cooperação é regular o apoio e o suporte oferecidos pela Inbatec às empresas incubadas, bem como definir obrigações e direitos da UFLA e dos empreendimentos. No processo de incubação, são disponibilizados às empresas estrutura física, apoio administrativo e operacional e cooperação para interação delas com a comunidade acadêmica.

A Inbatec é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA e tem o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora nos setores de atuação da universidade. O órgão abriga e fomenta empresas que aplicam tecnologias resultantes de pesquisas em seus produtos, serviços e processos.

Atualmente, nove empresas estão incubadas: Agrofitness, Animal Nutri, Ceres, Hidrofoco, Mitah, Olea, Polaris, PreciZoo e TBit. O processo de incubação pode ser de até 36 meses; no período, as empresas são acompanhadas e, quando adquirem a maturidade gerencial, são graduadas.

Pronunciamentos

O coordenador da Inbatec ressaltou que, a partir da assinatura, começa um período de auxílio mas também de “cobrança mútua” entre incubadora e empresas. Wilson Magela destacou que a coordenação da Inbatec está buscando recursos em órgãos financiadores para dar suporte ao treinamento gerencial das empresas.

Devido à sua participação decisiva na comissão de construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), o professor Scolforo foi convidado a fazer um pronunciamento. Ele destacou o trabalho da comissão e conquistas importantes, como a escolha da UFLA para atuar como instituição-piloto no Programa de Incentivo à Inovação da Sectes. Scolforo enfatizou a importância da internacionalização e inovação para o reconhecimento internacional da UFLA, salientando que a Inbatec e o Parque Tecnológico têm um papel fundamental nesses setores.

Já o reitor da UFLA falou sobre as expectativas de avanço para o início da construção do Lavrastec, agregando esforços da UFLA, Prefeitura de Lavras e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Ele anunciou que a próxima reunião entre essas três esferas será no dia 27.